SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Correlações entre Habilidades Sociais Educativas dos Professores, Burnout e Relação Professor-AlunoCrenças de mães de diferentes níveis socioeconômicos sobre punição física e privação de privilégios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SONEGO, Joice Cadore  e  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. O "continente negro" da paternidade no contexto da reprodução assistida. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 892-910. ISSN 1808-4281.

O presente estudo buscou acompanhar o percurso singular rumo à paternidade no contexto da reprodução assistida, da gestação até o primeiro ano de vida do bebê. Trata-se de um estudo de caso único, longitudinal, envolvendo um homem que se submeteu, junto com sua esposa, à fertilização in vitro, cuja infertilidade era mista. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em três momentos: terceiro trimestre de gestação; terceiro mês de vida do bebê; final do primeiro ano de vida do bebê. Foi construído um relato clínico, a partir do qual acompanhamos o percurso de Luis. Pode-se perceber que a infertilidade, o tratamento e, posteriormente, a paternidade, foram vivenciadas de modo bastante singular. O percurso de elaboração e integração dessas vivências levou tempo. A convivência com o bebê foi essencial para que o pai se percebesse, aos poucos, como pai e pudesse tomar posse de seu desejo de paternidade. Assim, espera-se que este estudo tenha contribuído como um espaço de escuta que ajuda a descortinar o "continente negro" da paternidade nesse contexto, ainda pouco acessível, tanto para os homens que vivem essa experiência, quanto para os profissionais.

Palavras-chave : paternidade; infertilidade; reprodução assistida.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License