SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Conceptions of Religiosity: A Child's PerspectiveViolence and aggression: differences starting at the language and the unnameable femininity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

KEGLER, Paula  and  MACEDO, Mônica Medeiros Kother. Catástrofes e atuação militar: a subjetividade e a realidade traumática. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 953-971. ISSN 1808-4281.

A temática das catástrofes tem gerado preocupação em nível governamental e acadêmico. Diretrizes atuais ampliaram o papel das Forças Armadas Brasileiras na assistência às populações atingidas. Tal fato demonstra a importância de uma atitude reflexiva a respeito das complexidades envolvidas no trabalho das equipes militares de saúde no socorro disponibilizado às pessoas nestas situações críticas. Nesta perspectiva, este artigo teórico tem o objetivo de abordar a temática da atuação militar em seu exercício laboral, o qual tem no cuidado importante eixo de atuação. Assim, desde os aportes epistemológicos da Psicanálise, o conceito psicanalítico de trauma é utilizado para evocar os possíveis desdobramentos intrapsíquicos frente a vivências impactantes do sujeito na realidade material de uma tragédia. Estudos e reflexões a respeito desses efeitos psíquicos são pertinentes, especialmente em relação aos militares que exercem o cuidado como atividade princeps. Constatou-se que a ausência de espaço para a expressão de sofrimentos, decorrentes da imposição de uma performance profissional própria ao ambiente militarizado, pode se caracterizar como relevante causa de padecimentos psíquicos. Logo, a oferta de escuta ao sujeito trabalhador é um importante fator de promoção de cuidado direcionado, também, à saúde psíquica destes profissionais.

Keywords : catástrofe; trauma; militares; cuidado; psicanálise.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License