SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Catástrofes e atuação militar: a subjetividade e a realidade traumáticaPsicoterapia de casal em um serviço-escola de Psicologia: uma ilustração clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LAIA, Sérgio  e  CALDAS, Heloisa. Violência e agressividade: Diferenças a partir da linguagem e do inominável da feminilidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 972-992. ISSN 1808-4281.

Norteado por referenciais psicanalíticos, este artigo aborda a distinção entre agressividade e violência a partir dos limites da linguagem para se nomear o feminino. São discutidos aspectos da violência em seu estágio atual, tais como: sua escalada, seu deslocamento do espaço privado ao público, suas formas de manifestação nas famílias. Abordando mais especificamente a violência dirigida contra o feminino, investiga-se as condições que a propiciam assim como perspectivas de saída dos embates que ela implica. Um novo modo de abordar o feminino é configurado como uma saída, na medida em que se possa dar um passo adiante das políticas de empoderamento da mulher, mais assentadas na igualdade sexual, e que se possa lidar mais efetivamente com as disparidades subjetivas.

Palavras-chave : agressão; violência; feminino; linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License