SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Violência e agressividade: Diferenças a partir da linguagem e do inominável da feminilidadeEducação medicalizada: Estudo sobre o diagnóstico de TDAH em um dispositivo de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

DI OSTI, Natalia Monti; SEI, Maíra Bonafé  e  ZANETTI, Sandra Aparecida Serra. Psicoterapia de casal em um serviço-escola de Psicologia: uma ilustração clínica. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 993-1012. ISSN 1808-4281.

Diversas são as estratégias de intervenção no campo da Psicologia Clínica e a psicoterapia de casal se apresenta como uma destas possibilidades. Entende-se que a psicoterapia psicanalítica de casal almeja auxiliar o casal a tornar conscientes conteúdos antes inconscientes, para que possam ser analisados e elaborados. Neste contexto, é importante a análise de mecanismos transferenciais, contratransferenciais, de resistência, além do fenômeno da transmissão psíquica geracional e os pactos inconscientes. Diante deste panorama, objetiva-se desenvolver um estudo teórico-clínico sobre a psicoterapia psicanalítica de casal, por meio da análise de um caso atendido em um serviço-escola de Psicologia. Dentre os resultados, por meio da compreensão da contratransferência, pôde-se perceber que a resistência do casal em debruçar-se em questões de caráter conjugal ligava-se ao fato de intuitivamente apreender que o pacto inconsciente que os mantinha juntos poderia se desfazer caso fosse desvendado e elaborado em terapia. Diante deste contexto, o artigo discute o trabalho que foi possível ser feito no processo terapêutico.

Palavras-chave : psicanálise; psicoterapia; casal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License