SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Educação medicalizada: Estudo sobre o diagnóstico de TDAH em um dispositivo de saúdeO impacto da obra de J. B. Watson na psicologia norte-americana: Alguns parâmetros de comparação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CABRAL, Clariana Morais Tinôco  e  FRANCISCHINI, Rosângela. As Conferências Nacionais de Saúde e a política de saúde mental para a infância. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.3, pp. 1033-1052. ISSN 1808-4281.

As políticas nacionais de saúde mental para a infância no Brasil constituem-se em uma tessitura complexa, ainda pouco explorada enquanto lócus de investigação, reflexão e crítica. Desta feita, compreender o percurso histórico pelo qual caminhou a saúde mental para a infância e juventude nesse país torna-se, também neste trabalho, um desafio a ser assumido. As Conferências Nacionais de Saúde (CNS) são tomadas como base referencial no presente trabalho, em virtude de seu pioneirismo, ao tornar as políticas brasileiras em saúde ações sistematizadas e organizadas em favor da efetivação de uma república democrática. A partir da análise dos relatórios produzidos com a realização das 14 CNS, pôde-se vislumbrar um panorama histórico mais fiel com relação à lógica proposta para atendimento das demandas em saúde mental infantil, ou o vácuo existente quanto à problematização e, consequentemente, à efetivação de ações que contemplem o seu seguimento.

Palavras-chave : infância; saúde mental; Conferências Nacionais de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License