SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialMulheres e filhos encarcerados: uma realidade institucionalA atualidade dos conceitos freudianos de eu ideal, Ideal do eu e supereu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

QUINTELLA, Rogério. Para pensar as compulsões contemporâneas: um estudo sobre privação e ideal do eu em Lacan. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.spe, pp. 1170-1188. ISSN 1808-4281.

Neste artigo, tomamos como objeto aprofundado de estudo a relação entre a privação e o ideal do eu, demonstrando-se que a primeira é a mola do segundo, a fim de se pensar as compulsões contemporâneas. Nelas o objeto simbólico, correspondente à privação, perde valor em privilégio do objeto real, trabalhado por J. Lacan. Esta análise parte dos constructos psicanalíticos de Freud e Lacan, bem como da ideia de queda dos ideais que aparece em autores contemporâneos como Zizek, Miller e outros. Demonstra-se aqui uma relação específica entre a privação e as psicopatologias da atualidade, especialmente as compulsões.

Palavras-chave : privação; Eu; objeto; compulsão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License