SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialA anorexia na clínica contemporânea: considerações sobre o sintomaO amor e as suas relações com a alteridade, o desejo e a criação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TFOUNI, Leda Verdiani; SANTOS, Katia Alexsandra dos; BARTIJOTTO, Juliana  e  SILVA, Juliana Cristina. O paradigma indiciário e as ciências humanas: psicanálise e análise do discurso. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.spe, pp. 1256-1270. ISSN 1808-4281.

O objetivo deste artigo é propor uma abordagem teórico-metodológica em Psicologia que parte da articulação entre duas áreas do conhecimento: a Análise do Discurso pêcheutiana (AD) e a Psicanálise lacaniana.  Em contraste com o paradigma galileano, essas áreas são tomadas com base no paradigma indiciário (Ginsburg,1986), pelo fato de partirem de pistas para chegar aos efeitos do discurso e do inconsciente. A análise se dá a partir da mobilização de um dispositivo teórico que se organiza em função do corpus e constitui o dispositivo analítico. São mobilizados conceitos da AD, e a Psicanálise comparece como parte do dispositivo teórico, considerando a dimensão inconsciente na análise. Para ilustrar, apresentamos um fragmento de análise que articula as duas áreas.

Palavras-chave : paradigma; psicanálise; discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License