SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialO amor e as suas relações com a alteridade, o desejo e a criaçãoSilêncio e segredo: sobre o desenvolvimento da capacidade de pensar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MACHADO, Maysa Maria Napolitano; BRANCO, Victória de Freitas; GALDI, Maíra Bittar  e  CAMPOS, Érico Bruno Viana. Culpa e Vergonha na Constituição da Subjetividade: Ensaio de Psicanálise Aplicada Sobre o Filme "Shame". Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.spe, pp. 1288-1309. ISSN 1808-4281.

Este artigo consiste em um ensaio de psicanálise aplicada sobre o filme "Vergonha" (Shame). A interpretação está focada sobre a relação entre os dois personagens principais, com destaque para o protagonista, Brandon. A análise do filme apresenta a angústia depressiva e a impossibilidade de elaboração do luto pela perda do objeto como elementos centrais da subjetividade narcísica. O objetivo é discutir questões mais amplas com relação à caracterização das formas próprias de sofrimento nos modos de subjetivação contemporâneos, em que a relação com as instâncias ideais caracteriza-se muito mais pela mediação do ideal de ego narcísico, cujo teor afetivo é da ordem da vergonha, do que do superego edípico, cujo teor afetivo é da ordem da culpa.

Palavras-chave : psicanálise; cinema; mal-estar; narcisismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License