SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 special issueGuilt and shame on subjectivity constitution: an applied psycho-analysis essay about the movie "Shame"The notions of unconscious on the first Freudian texts: from the cognitive to the romantic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GOMES, Sergio. Silêncio e segredo: sobre o desenvolvimento da capacidade de pensar. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2016, vol.16, n.spe, pp. 1310-1333. ISSN 1808-4281.

Os psicanalistas sempre se depararam com o não verbalizável, o não dito, o não comunicável, ao tratar dos diversos males da alma daqueles que chegavam ao seu consultório. Quando o silêncio se faz presente em uma sessão de análise, ele manifesta uma pluralidade de sentidos com os quais todo o analista deve manejar no tratamento clínico. Assim, o presente trabalho objetiva analisar as interfaces entre silêncio e segredo na psicanálise, considerando-os como um desenvolvimento da capacidade do pensamento. Investiga-se os conceitos de rêverie, segredo e a capacidade de pensar a partir das teorias dos analistas da Escola Inglesa de Psicanálise. O autor defende a comunicação silenciosa, por um lado, e o direito ao segredo, por outro, como uma condição necessária a ser sustentada pelo analista na constituição psíquica do "eu", a partir de uma análise não invasiva, para que o paciente desenvolva a capacidade de pensar, sonhar e, posteriormente, se comunicar.

Keywords : silêncio; segredo; pensar; Winnicott.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License