SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A experiência de mundo de uma surda ao aprender LIBRAS: uma abordagem fenomenológico-existencialSignificados da decisão do "retorno" para brasileiros/as com experiências migratórias na Inglaterra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PINHEIRO, Rafaele de Araújo; BENDASSOLLI, Pedro Fernando  e  BORGES, Livia de Oliveira. Inventário do significado do trabalho: explorando evidências de validade no setor de edificações. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 46-64. ISSN 1808-4281.

Este artigo teve como objetivo explorar características de validade do Inventário do Significado do Trabalho (IST), bem como explorar a relação dos tipos de significados e as variáveis sócio-ocupacionais. Para tanto, aplicamos o IST a 402 trabalhadores do setor de edificações em duas capitais do Nordeste brasileiro. Analisamos as respostas dos participantes com a técnica Smallest Space Analisys (SSA). Obtivemos cinco tipos de atributos valorativos e sete de atributos descritivos do trabalho, que se revelaram associados à idade, ao tempo de trabalho em edificações e ao tempo de trabalho no emprego atual.

Palavras-chave : trabalho; significado; edificações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License