SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Social images of families with children in sheltered care and in family context: a study between Brazil and PortugalGod is dead: Long live the automaton! author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SOUSA, Claudete Francisco de  and  MUNIZ, Hélder Pordeus. O desafio das competências no serviço público: contribuições teóricas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 205-224. ISSN 1808-4281.

Este artigo propõe uma discussão teórica sobre competências no serviço público a partir da perspectiva ergológica e segundo a contribuição sociológica de Zarifian. A ergologia enfatiza a importância de se criticar a simplificação das mensurações das competências sugerindo uma abordagem do agir em competência com base em ingredientes. Zarifian apresenta o conceito de relação de serviço entendido como uma transformação nas condições de atividade do usuário mediante suas necessidades. Ambas as abordagens envolvem a necessidade de uma gestão de competências centrada no ponto de vista da atividade e fazem a crítica de um gerenciamento que exclua os trabalhadores das decisões sobre o seu trabalho.

Keywords : competências; trabalho; atividade; serviço público.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License