SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1As representações parentais em crianças institucionalizadas filhos de usuária de crackAmor, atitudes sexuais e índice de risco às DST em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Marcia  e  MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. O Modelo Simples de Leitura Explica a Compreensão Leitora no Português?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 306-322. ISSN 1808-4281.

No presente estudo foi investigada a pertinência do Modelo Simples de leitura para explicar a compreensão leitora no português do Brasil em crianças do Ensino fundamental. Participaram desta pesquisa 50 crianças, estudantes do 2º e 4º anos do ensino fundamental de uma escola pública, sendo 23 do 2º ano com idade entre 7 a 9 anos e 27 do 4º ano, com idade entre 9 a 13 anos. Na pesquisa, foram aplicados o Teste de Desempenho Escolar, o Teste de Cloze e de Compreensão de Leitura da PROLEC, leitura de palavras, decisão lexical, leitura de pseudopalavras e de compreensão oral, ambos subtestes da PROLEC. O resultado das correlações e regressões lineares mostraram a importância dos dois componentes do modelo: compreensão oral e reconhecimento de palavras para compreensão de leitura e que estes, contribuem também de forma independentes para a compreensão de leitura.

Palavras-chave : leitura; compreensão de leitura; reconhecimento de palavras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License