SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Does The Simple View of Reading Explain Reading Comprehension in Portuguese?Knowing the image, role and the relationship between grandmothers and their grandchildren: the perspective of maternal grandmothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SILVA, Luiz Antônio da; FRANCA, Lucia Helena de Freitas Pinho  and  HERNANDEZ, José Augusto Evangelho. Amor, atitudes sexuais e índice de risco às DST em idosos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 323-342. ISSN 1808-4281.

O crescente envelhecimento populacional e os temas relativos à velhice têm recebido destaque nas ciências sociais e da saúde. Este estudo investigou as possíveis relações entre as percepções do amor e das atitudes sexuais e o risco de contágio das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) na velhice. Foram avaliados 352 idosos cognitivamente saudáveis do Estado do Rio de Janeiro, que responderam a Escala Triangular do Amor de Sternberg (ETAS), a Brief Sexual Attitudes Scale (BSAS) e um questionário sociodemográfico que também avaliou o grau de risco às DST nas relações sexuais dos idosos. A Análise Fatorial Exploratória revelou fraquezas psicométricas na versão adaptada da BSAS que invalidaram a maior parte dos itens e fatores, excetuando-se o fator Permissividade. Foram apurados níveis significamente maiores de Permissividade nos homens, em comparação com as mulheres. Os resultados revelaram que, quanto maior o nível global de Amor, maior o risco às DST para as mulheres, que adotam uma orientação do sexo mais relacional e centrada na pessoa; os homens adotaram orientação mais recreacional e centrada no corpo; quanto maior a Idade, menor o nível de Permissividade e menor será o risco às DST. Recomenda-se a replicação desta pesquisa em outras amostras de idosos.

Keywords : amor; atitudes sexuais; doenças sexualmente transmissíveis; idosos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License