SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Love, sexual attitudes and index risk to sexually transmitted diseases in the elderlyDevelopmental narratives of Umbanda mediums from the bioecological model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ZANATTA, Edinara  and  ARPINI, Dorian Mônica. Conhecendo a imagem, o papel e a relação avó-neto: a perspectiva de avós maternas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 343-363. ISSN 1808-4281.

Considerando-se a importância que os avós têm para o contexto familiar, este estudo teve como objetivo investigar as "novas" configurações da imagem, do papel e da função das avós pertencentes a um contexto socioeconômico de baixa renda, residentes em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul, bem como apresentar alguns aspectos da relação avó-neto. Este é um estudo qualitativo em que participaram 10 avós cujas filhas estavam vivenciando a maternidade pela primeira vez e eram usuárias de um Programa Público de Saúde Materno-Infantil. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma ficha de dados sociodemográficos e uma entrevista semidirigida. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo e apontaram que as avós são relativamente jovens e ativas. A relação avós-netos foi marcada por sentimentos de satisfação, afeto e zelo, não sendo observada disparidade nesta em decorrência da idade da filha ao se tornar mãe. Destaca-se, ainda, o papel de apoio desempenhado pelas avós, em decorrência do nascimento do neto, colocando-se como referência para as filhas. Por fim, salienta-se a importância de novos estudos envolvendo avós, considerando a importância e envolvimento das mesmas nos momentos de transição familiar, como é o nascimento de um neto.

Keywords : avós; relações entre gerações; maternidade; relação avó-neto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License