SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Developmental narratives of Umbanda mediums from the bioecological modelThe development of creative play in the context of public playground author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

NAKANO, Tatiana de Cássia; GOMES, Luísa Bastos; OLIVEIRA, Karina da Silva  and  PEIXOTO, Evandro Morais. Validade de subtestes de inteligência para a bateria de avaliação de altas habilidades/superdotação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 386-405. ISSN 1808-4281.

Considerando a importância da busca por evidências de validade no processo de construção de instrumentos psicológicos, este estudo teve como objetivo verificar a validade de construto dos subtestes de raciocínio, da bateria de avaliação das altas habilidades / superdotação (BAAH/S), através de evidências de convergência e análise fatorial confirmatória. Também foi realizada a análise multivariada da variância para avaliar a influencia das variáveis sexo e série. A amostra foi composta por 96 estudantes, 49 do sexo feminino, do 6º ano (n=15), 7° ano (n=12), 8° ano (n=49) do ensino fundamental II e 2º ano (n=20) do ensino médio de uma escola pública do Estado de São Paulo, com idades entre 10 e 18 anos (M=13,4 anos; DP=1,8). Os participantes responderam ao teste Matrizes Progressivas de Raven (escala geral) e aos Subtestes de Raciocínio da Bateria de Altas Habilidades e Superdotação (BAAH/S). Os resultados da correlação de Pearson indicaram convergência entre as medidas dos fatores da BAAH/S e correlações positivas com os fatores do teste do Raven. A AFC demonstrou duas variáveis latentes com fortes correlações, principalmente considerando o escore total (r=0,976) Tais resultados demonstram uma relação moderada entre os instrumentos em questão. Novos estudos voltados à investigação de outros tipos de evidências de validade são recomendados.

Keywords : evidências de validade; altas habilidades; superdotação; inteligência; Matrizes Progressivas de Raven.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License