SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Narrativas de desarrollo de los médiums de Umbanda en vista del modelo bioecológicoEl desarrollo del juego creative en el context de parques infantiles públicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

NAKANO, Tatiana de Cássia; GOMES, Luísa Bastos; OLIVEIRA, Karina da Silva  y  PEIXOTO, Evandro Morais. Validade de subtestes de inteligência para a bateria de avaliação de altas habilidades/superdotação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 386-405. ISSN 1808-4281.

Considerando a importância da busca por evidências de validade no processo de construção de instrumentos psicológicos, este estudo teve como objetivo verificar a validade de construto dos subtestes de raciocínio, da bateria de avaliação das altas habilidades / superdotação (BAAH/S), através de evidências de convergência e análise fatorial confirmatória. Também foi realizada a análise multivariada da variância para avaliar a influencia das variáveis sexo e série. A amostra foi composta por 96 estudantes, 49 do sexo feminino, do 6º ano (n=15), 7° ano (n=12), 8° ano (n=49) do ensino fundamental II e 2º ano (n=20) do ensino médio de uma escola pública do Estado de São Paulo, com idades entre 10 e 18 anos (M=13,4 anos; DP=1,8). Os participantes responderam ao teste Matrizes Progressivas de Raven (escala geral) e aos Subtestes de Raciocínio da Bateria de Altas Habilidades e Superdotação (BAAH/S). Os resultados da correlação de Pearson indicaram convergência entre as medidas dos fatores da BAAH/S e correlações positivas com os fatores do teste do Raven. A AFC demonstrou duas variáveis latentes com fortes correlações, principalmente considerando o escore total (r=0,976) Tais resultados demonstram uma relação moderada entre os instrumentos em questão. Novos estudos voltados à investigação de outros tipos de evidências de validade são recomendados.

Palabras clave : evidências de validade; altas habilidades; superdotação; inteligência; Matrizes Progressivas de Raven.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License