SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Narrativas desenvolvimentais de médiuns da umbanda à luz do modelo bioecológicoO desenvolvimento de brincadeiras criativas no contexto dos parquinhos públicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

NAKANO, Tatiana de Cássia; GOMES, Luísa Bastos; OLIVEIRA, Karina da Silva  e  PEIXOTO, Evandro Morais. Validade de subtestes de inteligência para a bateria de avaliação de altas habilidades/superdotação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.1, pp. 386-405. ISSN 1808-4281.

Considerando a importância da busca por evidências de validade no processo de construção de instrumentos psicológicos, este estudo teve como objetivo verificar a validade de construto dos subtestes de raciocínio, da bateria de avaliação das altas habilidades / superdotação (BAAH/S), através de evidências de convergência e análise fatorial confirmatória. Também foi realizada a análise multivariada da variância para avaliar a influencia das variáveis sexo e série. A amostra foi composta por 96 estudantes, 49 do sexo feminino, do 6º ano (n=15), 7° ano (n=12), 8° ano (n=49) do ensino fundamental II e 2º ano (n=20) do ensino médio de uma escola pública do Estado de São Paulo, com idades entre 10 e 18 anos (M=13,4 anos; DP=1,8). Os participantes responderam ao teste Matrizes Progressivas de Raven (escala geral) e aos Subtestes de Raciocínio da Bateria de Altas Habilidades e Superdotação (BAAH/S). Os resultados da correlação de Pearson indicaram convergência entre as medidas dos fatores da BAAH/S e correlações positivas com os fatores do teste do Raven. A AFC demonstrou duas variáveis latentes com fortes correlações, principalmente considerando o escore total (r=0,976) Tais resultados demonstram uma relação moderada entre os instrumentos em questão. Novos estudos voltados à investigação de outros tipos de evidências de validade são recomendados.

Palavras-chave : evidências de validade; altas habilidades; superdotação; inteligência; Matrizes Progressivas de Raven.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License