SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Among embarrassments, performances and resistances: the development of women's domestic violence complaints at a police station author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

BATISTA, Roberta Rangel  and  BONOMO, Mariana. Representações sociais de imigração e imigrantes em jornais britânico, francês e alemão no ano 2012. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 432-453. ISSN 1808-4281.

A imigração na Europa tornou-se um fenômeno relevante em função do grande contingente de pessoas que chega ao território todos os dias. No entanto, a relação dos imigrantes com a sociedade local pauta-se em categorias pré-existentes que concebem o outro como ameaçador e não civilizado. Tendo como referência o aporte teórico-conceitual da Teoria das Representações Sociais, o presente estudo objetivou conhecer e analisar as representações sociais de imigração e imigrante em jornais britânico, francês e alemão no ano de 2012. Para tanto, foram coletadas 127 reportagens de jornais de referência no continente, que foram tratadas pela Classificação Hierárquica Descendente do software Alceste. Os resultados demonstraram que as representações sociais de imigração e imigrante para os jornais em análise vinculam-se a themas e categorias consideradas inferiores no pensamento social. O imigrante é representado como indesejado, dinâmica que pode provocar rejeição ao diferente e manter o grupo na condição de não familiaridade.

Keywords : representações sociais; imigração; Europa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License