SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Entre embaraços, performances e resistências: a construção da queixa de violência doméstica de mulheres em uma delegacia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BATISTA, Roberta Rangel  e  BONOMO, Mariana. Representações sociais de imigração e imigrantes em jornais britânico, francês e alemão no ano 2012. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 432-453. ISSN 1808-4281.

A imigração na Europa tornou-se um fenômeno relevante em função do grande contingente de pessoas que chega ao território todos os dias. No entanto, a relação dos imigrantes com a sociedade local pauta-se em categorias pré-existentes que concebem o outro como ameaçador e não civilizado. Tendo como referência o aporte teórico-conceitual da Teoria das Representações Sociais, o presente estudo objetivou conhecer e analisar as representações sociais de imigração e imigrante em jornais britânico, francês e alemão no ano de 2012. Para tanto, foram coletadas 127 reportagens de jornais de referência no continente, que foram tratadas pela Classificação Hierárquica Descendente do software Alceste. Os resultados demonstraram que as representações sociais de imigração e imigrante para os jornais em análise vinculam-se a themas e categorias consideradas inferiores no pensamento social. O imigrante é representado como indesejado, dinâmica que pode provocar rejeição ao diferente e manter o grupo na condição de não familiaridade.

Palavras-chave : representações sociais; imigração; Europa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License