SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Social representations of immigration and immigrants in British, French and German newspapers at the year of 2012"It hurt on me a lot": Experience of surrendering a child from birthmothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SANTOS, Ana Pereira dos  and  ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. Entre embaraços, performances e resistências: a construção da queixa de violência doméstica de mulheres em uma delegacia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 454-474. ISSN 1808-4281.

O artigo apresenta uma discussão sobre a construção da queixa de violência doméstica de mulheres em uma delegacia de polícia da cidade de Viçosa (MG). Pretendeu-se compreender como é construída a queixa de violência doméstica de mulheres levando em consideração as diferentes variáveis que incidem no momento da denúncia e para as pessoas nelas envolvidas. Os dados para estudo foram colhidos a partir de uma etnografia realizada durante o período de seis meses e que constituiu em uma pesquisa de mestrado. Compôs o conjunto de métodos a pesquisa participante, entrevistas em profundidade com mulheres acompanhadas durante suas queixas e com os policiais, registros em diário de campo e análise de documentos produzidos pela instituição. Os resultados demonstram que, mesmo após a lei Maria da Penha, o atendimento às mulheres e a compreensão da violência de gênero por parte dos policiais permanece sendo circunstanciado a partir de valores patriarcais e normativas de gênero que privilegiam a dominação masculina.

Keywords : violência; Lei Maria da Penha; subjetividades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License