SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Entre embaraços, performances e resistências: a construção da queixa de violência doméstica de mulheres em uma delegaciaImpacto do Projeto Armazém das Artes no Bem-estar dos Participantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FARAJ, Suane Pastoriza; MACHADO, Mônica Sperb; SIQUEIRA, Aline Cardoso  e  CAMPEOL, Ângela Roos. "Doeu muito em mim!": Vivência da entrega de um filho para adoção na visão de mães doadoras. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 475-493. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve como objetivo compreender o fenômeno da entrega de um filho para a adoção, a partir das mães que renunciaram à maternagem. Através de entrevistas com três mães doadoras, constatou-se que fatores socioeconômicos, familiares e emocionais estavam presentes na decisão da entrega do filho. Identificou-se que a entrega foi acompanhada por sofrimento e pelo sentimento de impossibilidade de cuidado à criança. Além disso, pode-se verificar que as ações realizadas por profissionais da saúde e conselheiros tutelares diante da decisão da mãe entregar o filho à adoção nem sempre estavam adequadas conforme o preconizado na Lei nº 12.010, havendo violação dos direitos. Destaca-se a necessária aplicabilidade das políticas públicas que visam à assistência jurídica e psicológica às mães que entregam o filho para adoção.

Palavras-chave : entrega; adoção; maternagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License