SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2"It hurt on me a lot": Experience of surrendering a child from birthmothersRisk and protective factors experienced by incarcerated mothers in life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

PINHEIRO, Luciana Nacif; FERREIRA, Maria Cristina  and  MOURAO, Luciana. Impacto do Projeto Armazém das Artes no Bem-estar dos Participantes. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 494-513. ISSN 1808-4281.

O bem-estar no trabalho tem recebido destaque na literatura de psicologia organizacional. Sendo assim, investigou-se, neste artigo, o impacto do projeto Armazém das Artes no bem-estar de seus participantes. A amostra de 97 funcionários de uma universidade federal, de ambos os sexos, foi dividida em um grupo experimental (N=48) e em um grupo controle (N = 49). O grupo experimental participou de oito sessões semanais, nas quais foram ensinadas diversas técnicas de cartonagem, enquanto o grupo controle não recebeu nenhum tipo de intervenção. Ambos os grupos responderam a instrumentos destinados a avaliar seus níveis de bem-estar, ao início da primeira sessão (pré-teste) e ao final da última sessão (pós-teste). As análises da variância (ANOVA) mistas 2 (grupo) X 2 (tempo), com medidas repetidas no fator tempo e medidas independentes no fator grupos, evidenciaram que os escores de comprometimento organizacional afetivo e de afetos positivos dirigidos ao trabalho foram significativamente maiores ao final da intervenção, enquanto os de exaustão emocional foram significativamente menores ao final da intervenção. Concluiu-se que o projeto mostrou-se eficaz no sentido de contribuir para a melhoria do bem-estar de seus participantes.

Keywords : avaliação; programas; bem-estar; atividades artísticas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License