SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Impacto do Projeto Armazém das Artes no Bem-estar dos ParticipantesO processo de morrer e a bioética na imprensa: uma análise psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ORMENO, Gabriela Reyes; SANTINI, Paolla Magioni  e  WILLIAMS, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. Fatores de risco e proteção vivenciados por mães encarceradas ao longo da vida. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 514-534. ISSN 1808-4281.

Este estudo objetivou descrever o perfil de mães encarceradas, identificando-se os fatores de risco e proteção, vivenciados ao longo de suas vidas, através de entrevista semiestruturada em cadeias e penitenciárias do Estado de São Paulo com 152 mães encarceradas. Tal amostra apresentou um perfil de uma mãe jovem, solteira, com três filhos, afrodescendente, de baixa renda e escolaridade, e tendo cometido o crime de tráfico de drogas. Foram identificados os seguintes fatores de risco: a) na infância: exposição à violência conjugal entre os pais; maus-tratos, sendo a punição corporal a modalidade mais frequente; e a prisão de um familiar; b) na vida adulta: violência pelo parceiro íntimo; familiares encarcerados; uso abusivo de álcool, tabaco e drogas; e tentativas de suicídio. Apenas um fator de proteção na infância foi relatado: um cuidador que as valorizaram positivamente, fazendo com que se sentissem especiais.

Palavras-chave : risco; proteção; prisioneiros; mulheres; mães.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License