SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Risk and protective factors experienced by incarcerated mothers in lifeDevelopment of an instrument for the assessment of Satisfaction and Safety in the neighborhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MORAIS, Edclécia Reino Carneiro de; ALESSIO, Renata Lira dos Santos; PONTES, Joanna Luiza da Cunha  and  COELHO, Larissa de Siqueira. O processo de morrer e a bioética na imprensa: uma análise psicossocial. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 535-555. ISSN 1808-4281.

Este artigo objetivou analisar o processo de morrer como notícia atrelada ao debate da bioética na impressa brasileira com base na Teoria das Representações Sociais. Foram selecionadas 45 matérias jornalísticas, publicadas entre o período de 2000 até 2013, as quais focalizavam o processo de morrer, a partir de um banco de dados composto por 531 matérias sobre bioética retiradas do acervo do jornal Folha de São Paulo. Os dados foram analisados com auxílio do programa Alceste. A cobertura analisada apresentou três eixos temáticos de produção de sentidos: questões sobre criogenia, prolongamento da vida na terminalidade e contornos práticos e axiológicos da autonomia do indivíduo. Destacamos que os tipos de circulação da questão do morrer aparecem atreladas às formas de se pensar a relação com o tempo. Nesse sentido, os conteúdos enfatizam dinâmicas de preservação e mudanças sociais.

Keywords : Bioética; Morte; Representações Sociais; Imprensa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License