SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O processo de morrer e a bioética na imprensa: uma análise psicossocialHabilidades linguísticas: a relação entre a consciência fonológica e a escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

VICTOR, Tânia Abreu da Silva; RAMOS, Dandara de Oliveira; MOURA, Maria Lucia Seidl de  e  FIORAVANTI, Ana Carolina Monnerat. Desenvolvimento de um instrumento para avaliação de satisfação e segurança no bairro. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 556-574. ISSN 1808-4281.

Este trabalho representa o primeiro passo no desenvolvimento da Escala de Avaliação de Satisfação e Segurança no local de moradia (EASS), reunindo evidências conceituais e psicométricas. Propõe-se um instrumento para a avaliação subjetiva do local de moradia, através de duas dimensões teoricamente relevantes para a Psicologia Evolucionista: satisfação e segurança. Participaram 160 jovens moradores do estado do Rio de Janeiro (RJ). Uma análise de componentes principais apontou uma estrutura multidimensional da EASS, com três componentes e boa consistência interna (α=0,83). A análise de componentes principais sugeriu como aceitável a estrutura multifatorial desta medida, o que foi confirmado pela PAF. Apesar de não confirmar a estrutura bidimensional esperada, uma ANOVA com grupos de jovens em diferentes condições de moradia (duas favelas cariocas versus bairros de classe média) demonstrou que a EASS tem boa validade discriminante. São sugeridas as etapas seguintes para a validação da escala, concluindo-se que a EASS é uma medida consistente, e pode ser útil em futuros estudos de avaliação do local de moradia.

Palavras-chave : segurança; ambiente; avaliação; Psicologia Evolucionista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License