SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Desenvolvimento de um instrumento para avaliação de satisfação e segurança no bairroO processamento silábico em crianças e sua relação com o processamento fonológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos et al. Habilidades linguísticas: a relação entre a consciência fonológica e a escrita. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 575-594. ISSN 1808-4281.

O presente estudo objetivou, principalmente, investigar a associação entre a consciência fonológica e a escrita em escolares do ensino fundamental e, adicionalmente, comparar os níveis de consciência fonológica entre os anos escolares, o sexo e regiões de proveniência dos alunos. Participaram 317 crianças, com idades entre sete e 12 anos, matriculadas no 3º, 4º e 5º anos de escolas em diferentes regiões do Brasil, que responderam ao Roteiro de Avaliação da Consciência Fonológica (RACF) e à Escala de Avaliação da Escrita (EAVE). Os dados mostraram a existência de correlação positiva e significativa entre ambas, assim como revelaram a existência de diferenças, tanto entre os anos escolares como entre as regiões. Os resultados são congruentes com os de outros estudos na área e apontam para a importância de que novas investigações sobre o tema sejam realizadas, visando à consolidação do conhecimento sobre o papel das habilidades linguísticas.

Palavras-chave : aprendizagem; avaliação psicológica; habilidades metalinguísticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License