SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Habilidades linguísticas: a relação entre a consciência fonológica e a escritaHabilidades sociais infantis: comparações por gênero, idade e características escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

JUSTI, Francis Ricardo dos Reis  e  JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo. O processamento silábico em crianças e sua relação com o processamento fonológico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 595-615. ISSN 1808-4281.

O presente estudo investigou o efeito de priming silábico e da estrutura silábica na leitura. Participaram dessa pesquisa 88 crianças falantes do português brasileiro que cursavam do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma tarefa de decisão lexical e observou-se um efeito de priming silábico no tempo de reação e um efeito da estrutura silábica na porcentagem de erros. A memória de trabalho fonológica correlacionou-se com o efeito da estrutura silábica, mas a consciência fonológica não. Nenhuma dessas variáveis se correlacionou com o efeito de priming silábico. Discutiu-se o papel do processamento fonológico no processamento da leitura.

Palavras-chave : consciência fonológica; memória; priming silábico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License