SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Children's social skills: comparison by gender, age and school characteristicsThe psychoanalytic psychopathology of perversions nowadays: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MULLER, Patrícia Wolff; SALAZAR, Viviane  and  DONELLI, Tagma Marina Schneider. Dificuldades Alimentares na Primeira Infância:: Uma Revisão Sistemática. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 635-652. ISSN 1808-4281.

Dificuldades no âmbito da alimentação podem incluir alterações na qualidade ou na quantidade da alimentação, dificuldades com alimentos específicos que são introduzidos durante o primeiro ano de vida da criança, além de afetarem na maneira como mães e bebês se envolve, pois a relação de alimentação entre a mãe e o bebê é influenciada, desde o início tanto por fatores fisiológicos como por forças interacionais em múltiplos níveis.  Considerando-se a importância da alimentação da criança para a promoção de sua saúde e para a relação entre mãe e filho, este artigo visa realizar uma revisão sistemática da literatura internacional especializada sobre as dificuldades alimentares na primeira infância, de itens publicados nos últimos cinco anos, nas bases de dados Ebsco Host (Academic Search e Medline), Pubmed/Medline, Psychinfo, Science Direct, Scopus, BVS e Scielo. Foram selecionados 24 artigos da área da Psicologia. Identificou-se que o método quantitativo com características prospectivas e longitudinais foi o mais utilizado entre os estudos. Além disso, o continente europeu é responsável pela maioria das publicações. Percebeu-se um crescimento de estudos sobre a questão alimentar na infância a partir do ano de 2010 e os participantes foram, em sua maior parte, mães e duplas de mães e bebês. Dentre os objetivos, destacou-se o propósito de pesquisar a relação entre os problemas de alimentação e as práticas e estilos parentais, enquanto que os resultados mostraram que o comportamento materno possui influência na alimentação, esta podendo ser usada como uma forma de controle e de conforto.

Keywords : dificuldades alimentares; alimentação; infância; relação mãe-bebê; revisão da literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License