SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2O campo da saúde do trabalhador sob o crivo do mal-estar como fundamento éticoViolência e cultura no pensamento freudiano: as duas faces de Jano Bifronte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SOUZA, Juliana Marcondes Pedrosa de; CALAZANS, Roberto  e  MOREIRA, Jacqueline de Oliveira. Criminologia e Psicanálise: uma leitura dos atos infracionais na adolescência. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.2, pp. 725-743. ISSN 1808-4281.

Quando nos referimos ao ato infracional, destacamos uma questão que diz respeito ao olhar da Psicanálise para as possíveis motivações inconscientes que esse ato pode vir a desvelar, em contraposição ao olhar do Direito, que visa à punição em proldo cumprimento das normas. Em ambos os posicionamentos, têm-se as implicações desse ato no social, não sendo possível abrir mão do enquadre proposto pelas diretrizes legais a todos os que cumprem uma medida socioeducativa. Contudo, há que se reconhecer o estatuto subjetivo implícito no ato infracional, que o faz único em cada história de vida. Nesse contexto, é importante levar o ato infracional à prática do dizer no cumprimento da medida socioeducativa. Este artigo buscará articular as contribuições das teorias psicanalíticas (especificamente freudo-lacanianas e millerianas) sobre os atos do adolescente infrator, através da escuta, buscamos compreender a importância desse dispositivo quando se consegue levar o adolescente a se questionar sobre o ato infracional que tem implicações em sua própria história de vida.

Palavras-chave : criminologia; ato infracional; adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License