SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Percepções de crianças e adolescentes com e sem doença crônica de pele sobre saúde e envelhecimentoLeis em (com) nomes de vítimas: a ampliação do Estado polícia e a produção de subjetividades na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PALAZUELOS, Felix Rebolledo  e  FONSECA, Tania Mara Galli. Erlebnis e Erfahrung na perspectiva do limiar como transição e passagem. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 934-950. ISSN 1808-4281.

A diferença em si e a diferença em espécie manifestam-se simultaneamente como dois aspectos do devir processual. Mesmo que ambos surjam na ruptura do presente, diferem-se em natureza. Isto se reflete nos tipos de experiência os quais eles dão origem e em termos de como avançam. Ao tornar explícitas as diferenças conceituais entre os tipos de experiência, fazemos recurso a erlebnis e erfahrung como articulados por Walter Benjamin e indicamos a transição e a passagem como modos de avanço específicos para cada tipo de experiência. Para poder perceber a mudança, precisamos de marcadores e indicadores que discirnam a transição e a passagem, funções preenchidas por limiares. Assim, nosso texto identifica diferentes modalidades de limiar exigidas pela transição e passagem como diferenciadores processuais dentro dos erlebnis e do erfahrung como produtores de diferença. Nosso texto não pretende ser uma síntese do pensamento de Benjamin sobre a experiência; somente procuramos propor "agentes clinâmicos" que possam infletir leituras e compreensões subsequentes.

Palavras-chave : limiar; diferencia; devir; erfahrung; erlebnis.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License