SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Leis em (com) nomes de vítimas: a ampliação do Estado polícia e a produção de subjetividades na contemporaneidadeConsiderações acerca da indignação social: os limites da tolerância ao sofrimento alheio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ALMEIDA, Diego Eugênio Roquette Godoy; MICHELI, Denise De  e  ANDRADE, Andre Luiz Monezi. O lazer e o uso de substâncias entre adolescentes: uma revisão integrativa. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 970-988. ISSN 1808-4281.

Com base em uma diversidade de definições, existe um consenso sobre o lazer enquanto um fenômeno extraordinário à vida cotidiana. Existem divergências em análises do lazer a partir de perspectivas do tempo, atividade e atitude, correlacionando-o muitas vezes com comportamentos de risco. Objetivamos verificar de forma sistemática se os componentes atitudinais relacionados à experiência do lazer de adolescentes e jovens estão relacionados à redução do uso de substâncias psicoativas. O  Método utilizado  foi  a  Revisão Integrativa a partir de consulta às principais bases de dados em saúde, seguida de apresentação dos artigos de acordo com o método PRISMA. Os critérios de revisão e inclusão foram apresentados pela estrutura PICOS. Nos resultados foram recuperados 555 artigos, porém somente 09 artigos preencheram os critérios para análise sistemática dos dados. A conclusão dos estudos sugerem associação da motivação intrínseca e tédio como fatores de risco no lazer para o abuso de substâncias.

Palavras-chave : lazer; adolescentes; transtorno; substâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License