SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Capitalização da vida nos bancos de células-tronco umbilicais: interrogantes à Psicologia na produção subjetivaIndicadores de atraso no desenvolvimento em crianças de creche advindas de famílias de baixa renda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PAIVA, Maria Olímpia Almeida de  e  LOURENCO, Abílio Afonso. Abordagens ao ensino: implicações no processo de aprendizagem dos alunos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 1022-1041. ISSN 1808-4281.

Na perspetiva da investigação SAL (Student Approaches to Learning) a abordagem ao ensino dos professores (transmissiva e compreensiva) influencia a abordagem à aprendizagem dos alunos. O objetivo deste texto é estimular os professores a refletirem sobre as suas práticas docentes e sobre a maneira como fomentam o sucesso educativo dos seus alunos no nível exigido. A partir da reflexão metacognitiva, os docentes poderão constatar a existência de diversos fatores que poderão ser reforçados e outros esquecidos, de modo a melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. É, também, referida a importância de conhecer as conceções dos alunos acerca da forma como aprendem, com o objetivo de desenvolver contextos de ensino e aprendizagem que os alunos vivenciem como motores de abordagens à aprendizagem profundas. Isto implica necessariamente a opção por uma abordagem ao ensino centrada no aluno. Espera-se que este texto reflexivo possa contribuir para uma melhor compreensão das abordagens ao ensino, a fim de promover nos alunos comportamentos mais ajustados para a mestria escolar. São referidas algumas implicações educativas, assim como possíveis investigações futuras.

Palavras-chave : abordagens ao ensino; estratégias de ensino; sucesso escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License