SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Abordagens ao ensino: implicações no processo de aprendizagem dos alunosTerapia assistida por animais e transtornos do neurodesenvolvimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Indicadores de atraso no desenvolvimento em crianças de creche advindas de famílias de baixa renda. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 1042-1062. ISSN 1808-4281.

Avaliações periódicas precoces de indicadores de desenvolvimento são importantes para a elaboração de programas preventivos. O objetivo deste estudo foi identificar atrasos em indicadores globais de desenvolvimento em 100 crianças (idades entre 16-24 meses, média de 21,84 meses, DP+1,94), matriculadas em creches de um município do Estado de São Paulo. O instrumento de coleta de dados foi o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (Denver II). Na amostra estudada, o domínio de maior prejuízo foi o da linguagem, seguido pelo domínio de cuidado pessoal-social. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de incluir na avaliação do desenvolvimento infantil fatores familiares e educacionais comumente associados a atrasos de desenvolvimento.

Palavras-chave : creches; desenvolvimento; Denver II; Estudo Transversal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License