SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3Indicadores de atraso no desenvolvimento em crianças de creche advindas de famílias de baixa rendaAniversário dos filhos: juntos ou separados? Repercussões do divórcio na perspectiva dos pais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MARINHO, Jéssica Riedi Souza  e  ZAMO, Renata de Souza. Terapia assistida por animais e transtornos do neurodesenvolvimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 1063-1083. ISSN 1808-4281.

Este artigo visa levantar, por meio de construções teórico-científicas, os benefícios que a Terapia Assistida por Animais (TAA) pode gerar quando utilizada para tratamento com crianças que apresentam algum comprometimento neurodesenvolvimental. O contato humano-animal é conhecido desde a antiguidade, porém, apenas na atualidade estudos em torno deste viés estão crescendo. Portanto, foi realizada uma revisão crítica da literatura, analisando os dados coletados a partir de análise de conteúdo. Os resultados apontam o potencial benéfico deste tipo de intervenção com crianças com dificuldades sociais, cognitivas e físicas. Os animais mais utilizados são cachorros e cavalos para tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down e Deficiência Intelectual. Dessa forma, há uma possibilidade de que os profissionais da Psicologia, e de outras áreas da saúde, utilizem ou  encaminhem para a Terapia Assistida por Animais (TAA) seus pacientes. Ainda assim, conclui-se que há a necessidade de mais estudos empíricos.

Palavras-chave : TAA; animais; crianças; transtornos; Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License