SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Animal assisted therapy and neurodevelopmental disordersMaternal attachment representations, mother-child relationship and child's insecure attachment: a qualitative study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

GORIN, Michelle Christof; FERES-CARNEIRO, Terezinha  and  MACHADO, Rebeca Nonato. Aniversário dos filhos: juntos ou separados? Repercussões do divórcio na perspectiva dos pais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 1084-1100. ISSN 1808-4281.

Este artigo discute a percepção dos pais a respeito das repercussões do divórcio nos filhos, tendo como foco a comemoração do aniversário destes. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com quatro pais e quatro mães separados, a partir da realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram estudados de acordo com o método de análise de conteúdo. Verificou-se que o divórcio implica em uma ferida narcísica importante para os sujeitos envolvidos, podendo gerar uma tendência a recalcar as representações do ex-cônjuge. Esse movimento pode dificultar a elaboração do luto pelo fim da conjugalidade, trazendo dificuldades centrais para o exercício da parentalidade, uma vez que os filhos permanecem envolvidos em conflitos. Os filhos podem experimentar uma divisão em suas vivências com seus dois objetos de amor, pai e mãe, o que é ilustrado pelas comemorações de aniversários realizadas pelos genitores, em alguns casos em conjunto, e em outros, em separado.

Keywords : parentalidade; divórcio; aniversário; recalcamento; divisão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License