SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Children's birthday: together or apart? Repercussions of divorce from parent's perspectiveResonances Between Enactive Approach and Clinical Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

BORTOLINI, Marcela  and  PICCININI, Cesar Augusto. Representação de apego materna, relação mãe-criança e apego inseguro do filho: um estudo qualitativo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2017, vol.17, n.3, pp. 1101-1121. ISSN 1808-4281.

O padrão de apego materno com os seus próprios cuidadores tende a influenciar suas relações posteriores, em especial a relação mãe-filho. Esta expectativa, baseada na literatura, norteou o presente estudo que teve o objetivo de investigar as experiências, o apego da mãe com seus cuidadores e o apego inseguro do filho. Participaram duas díades mãe-filho em que a criança apresentava comportamentos de apego inseguro [selecionadas em uma amostra de 63 participantes]. As mães responderam instrumentos que avaliavam os cuidados recebidos; suas representações de apego; sua relação atual mãe-filho e os comportamentos de apego da criança. Os resultados revelaram consistências entre os cuidados recebidos pouco sensíveis, não incentivadores da autonomia, mães com representações de apego sem base segura e comportamentos de apego inseguro do filho. Estes resultados apoiam a literatura e apontam para a importância de avaliações e intervenções precoces, visando evitar a transmissão intergeracional do padrão de apego inseguro.

Keywords : apego inseguro; representação; relações; mãe-filho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License