SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Olhares de mães de grupos populares sobre a educação sexual de filhos adolescentesCrack e Mídia: O que dizem as principais revistas jornalísticas do país? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FERNANDES, Sheyla Christine Santos  e  PEREIRA, Marcos Emanoel. Endogrupo versus Exogrupo: o papel da identidade social nas relações intergrupais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 30-49. ISSN 1808-4281.

Neste artigo é apresentada uma discussão acerca da importância da teoria da identidade social para os estudos sobre as relações intergrupais, com interesse especial nos fenômenos do preconceito e da discriminação. Três questões foram desenvolvidas para guiar a discussão: (1) de que forma ocorre o desenvolvimento da pertença grupal?; (2) em que medida esse sentimento de pertença seria responsável por desenvolver a rejeição em direção a outros grupos e o favoritismo frente ao próprio grupo?; (3) esses processos podem ser utilizados para explicar o preconceito e a discriminação social? Como base para argumentação, utiliza-se a identidade social articulada aos processos de categorização e comparação social, estando a identidade situada no centro de todo processo inerente às relações intergrupais.

Palavras-chave : identidade; preconceito; discriminação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License