SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Endogrupo versus Exogrupo: o papel da identidade social nas relações intergrupaisInfração juvenil feminina e socioeducação: um enfoque cultural e de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVEIRA, Pollyanna Santos da et al. Crack e Mídia: O que dizem as principais revistas jornalísticas do país?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 50-71. ISSN 1808-4281.

O estudo visa analisar os conteúdos divulgados pelas principais revistas de circulação na mídia digital brasileira acerca do consumo de crack. Pesquisa documental, exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa das três revistas semanais com maior circulação no país. O acesso foi através dos sites das revistas, as palavras-chave: "crack", "óxi" e "merla" foram utilizadas e apenas a categoria de notícias foi incluída. As 661 notícias encontradas foram analisadas em relação a duplicação, quando "crack" não foi utilizado como droga e quando não era o tema central na notícia. Restando assim, 559 notícias. A análise de conteúdo temática identificou os principais temas presentes. A maior parte das notícias é permeada pela criminalização e moralização dos usuários de crack, relacionando-se principalmente ao tratamento, bem como o tráfico, com reportagens de ações policiais e ao enfrentamento do fenômeno, através de iniciativas de combate. Compreende-se a mídia enquanto formadora de opinião, mas também como produto sócio-histórico que reflete posições e visões de mundo. Observa-se a necessidade de modificação da abordagem ao fenômeno do crack pelos meios de comunicação analisados, na tentativa de estimular um debate ampliado e realista sobre a temática, em detrimento dos correntes discursos maniqueístas, estigmatizantes e de sobreposição de racionalidades.

Palavras-chave : crack; imprensa; estigma.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License