SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1El proceso de revelación del abuso sexual intrafamiliar en la percepción del grupo familiarConductas Sexuales, Resiliencia y Conocimiento sobre el VIH/SIDA: Un análisis psicosocial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

CAVAGNOLI, Karen Cristina  y  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Itinerários possíveis da política de assistência social: garantia de direitos e governamentalidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 114-126. ISSN 1808-4281.

O artigo discute as práticas de garantia de direitos partindo da análise da Política Nacional de Assistência Social e os programas sociais vinculados às práticas de assistência - Bolsa Família e Paif- Programa de Atendimento Integral à Família, na perspectiva do que Foucault denomina como tecnologias de governo da população. Problematiza-se que o Estado faz operar um jogo entre garantia de direitos e controle sobre as famílias consideradas em vulnerabilidade social. Aponta-se que a proteção social enunciada na política não é somente possibilidade de acesso aos direitos, mas uma forma de gerenciamento de riscos por meio de intervenções centradas na família, que contribuem para um processo de privatização das problemáticas sociais.

Palabras clave : assistência social; garantia de direitos; risco; governamentalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License