SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O processo de revelação do abuso sexual intrafamiliar na percepção do grupo familiarComportamentos sexuais, Resiliência e Conhecimento sobre HIV/AIDS: Uma análise psicossocial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

CAVAGNOLI, Karen Cristina  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. Itinerários possíveis da política de assistência social: garantia de direitos e governamentalidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 114-126. ISSN 1808-4281.

O artigo discute as práticas de garantia de direitos partindo da análise da Política Nacional de Assistência Social e os programas sociais vinculados às práticas de assistência - Bolsa Família e Paif- Programa de Atendimento Integral à Família, na perspectiva do que Foucault denomina como tecnologias de governo da população. Problematiza-se que o Estado faz operar um jogo entre garantia de direitos e controle sobre as famílias consideradas em vulnerabilidade social. Aponta-se que a proteção social enunciada na política não é somente possibilidade de acesso aos direitos, mas uma forma de gerenciamento de riscos por meio de intervenções centradas na família, que contribuem para um processo de privatização das problemáticas sociais.

Palavras-chave : assistência social; garantia de direitos; risco; governamentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License