SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Estilos de Aprendizagem em EaD: Construção e evidências de validade de instrumentoEstudo qualitativo sobre fatores facilitadores e dificultadores do perdão interpessoal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

BEZERRA, Eduardo Breno Nascimento; SILVA, Edil Ferreira da; MAXIMO, Thaís Augusta Cunha de Oliveira  e  MELO, Jéssika Sonaly Vasconcelos Barbosa de. O trabalho de equipes interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 169-188. ISSN 1808-4281.

Este estudo teve como objetivo compreender a atividade de profissionais que compõem equipes interdisciplinares em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Especificamente, buscou-se evidenciar a dimensão coletiva que se consubstancia a partir do trabalho interdisciplinar realizado nessas instituições. Para tanto, os pressupostos da Psicodinâmica do Trabalho e da Ergologia foram tomados como alicerce teórico dessa investigação. A pesquisa foi realizada com 19 profissionais que compõem equipes de três CAPS de um município de médio porte da Paraíba. Utilizou-se uma metodologia qualitativa com o uso das técnicas de observação e encontros coletivos de discussão sobre o trabalho. Os resultados apontaram que trabalhar em saúde mental na perspectiva psicossocial envolve situações diversas como as variabilidades da demanda, os tipos de usuários atendidos, os procedimentos realizados, o contato com as famílias e exigências como a necessidade de compartilhar atividades. Nesse sentido, a dimensão coletiva do trabalho interdisciplinar potencializa a gestão da atividade, entretanto parece ser fundamental o fortalecimento dos coletivos de trabalho com espaço grupal mais efetivo.

Palavras-chave : CAPS; profissionais; saúde mental; atividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License