SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1O trabalho de equipes interdisciplinares nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)Impactos do livro de uma mulher vítima na vivência de violência conjugal de outras mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PINHO, Vanessa Dordron de  e  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Estudo qualitativo sobre fatores facilitadores e dificultadores do perdão interpessoal. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 189-208. ISSN 1808-4281.

Muitas pesquisas evidenciam a associação do perdão interpessoal a benefícios físicos, psicológicos, sociais e evolutivos. Dada a relevância deste fenômeno e a carência de estudos sobre o tema no contexto nacional, é importante conhecer variáveis que favoreçam ou inibam a sua ocorrência. O presente trabalho teve como objetivo explorar fatores facilitadores ou dificultadores do perdão em experiências reais de mágoa vividas. A amostra foi constituída por 20 adultos (15 mulheres), com média de idade de 36 anos, residentes no estado do Rio de Janeiro. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada previamente elaborada. As entrevistas foram audiogravadas e transcritas. Em seguida, foi empregado o método qualitativo de análise de conteúdo. Foi encontrado, dentre os resultados, que as variáveis da vítima foram mais relevantes para a ocorrência do perdão que as variáveis do ofensor ou da ofensa em si. A empatia e a resiliência se destacaram entre os facilitadores. Acredita-se que desenvolver habilidades pessoais da vítima seja um meio promissor de promoção do perdão interpessoal.

Palavras-chave : perdão interpessoal; empatia; resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License