SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Bullying escolar na perspectiva dos professoresRelações entre a parentalidade e a personalidade de pais e mães: uma revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Maria Clara Veloso de; PESSOA, Luciana Fontes  e  ALVES, Heloisa Veiga Dias. Linguagem, Funções Executivas e Técnicas de Mapeamento Cerebral nos Primeiros Anos de Vida: Uma Revisão. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp. 341-360. ISSN 1808-4281.

Atualmente, diversas técnicas estão disponíveis para o estudo do ser humano e seu funcionamento. No que diz respeito ao funcionamento cerebral, técnicas de mapeamento cerebral como a eletroencefalografia (EEG), entre outras, nos oferecem insights importantes acerca das habilidades cognitivas, a forma na qual estas se manifestam a nível orgânico, não somente comportamental, e ainda como estas se desenvolvem ao longo da vida do indivíduo. Duas habilidades, amplamente estudadas em indivíduos adultos, mas ainda pouco exploradas na faixa etária mais jovem e, principalmente, em crianças, nos seus primeiros estágios do desenvolvimento, compreendem a linguagem e as funções executivas através das técnicas de mapeamento cerebral. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica referente aos estudos que investigam os estágios iniciais de desenvolvimento destas funções, utilizando-se também do recurso da eletroencefalografia, apontando os benefícios dessas investigações para a área do desenvolvimento infantil. Apesar de ser um tema relevante para a Psicologia do Desenvolvimento, não foram identificados trabalhos, na literatura científica nacional, correlacionando estes três aspectos. Sugere-se a realização e publicação de estudos nacionais visando à adaptação e validação de instrumentos direcionados às etapas iniciais do desenvolvimento no ciclo vital.

Palavras-chave : linguagem; função executiva; desenvolvimento; EEG.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License