SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Família e instituições de acolhimento nos cuidados a adolescentes vítimas de incestoDimensões geosimbólicas do sexo tarifado entre homens: discussões provenientes de uma etnografia urbana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

OLIVEIRA, Lorena Macêdo A. N. de; COSTA, Larissa Maria de Menezes  e  ELALI, Gleice Azambuja. Percepção ambiental de estudantes sobre seu bairro. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 446-465. ISSN 1808-4281.

As políticas brasileiras, no campo da educação, estimulam a relação escola-bairro como parte importante do processo educativo, para o que entendemos ser fundamental valorizar tanto as características do ambiente sócio físico, quanto a experiência das pessoas que ali convivem. Com base nesse quadro geral, investigamos a percepção dos estudantes sobre os locais onde moram e estudam, explorando os limites do bairro e como situam a escola nesse contexto. Metodologicamente foram utilizados diários pessoais com solicitação do desenho de mapas e entrevistas realizadas durante caminhadas pela área. Participaram 23 estudantes (15 mulheres e 7 homens), com idades entre 13 e 17 anos, matriculados no 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública do bairro Guarapes, Natal-RN. Os resultados mostram sua percepção sobre a setorização do espaço, a predominância de descrições gráficas relativas ao centro do bairro e dificuldades no reconhecimento de mudanças previstas para acontecerem naquela zona urbana.

Palavras-chave : relação escola-bairro; percepção ambiental; estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License