SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Projects of equality of rights to LGBT peopl: : meanings of teachers on their protagonismPsychological assessent teaching: Dificulties reported by a Brazilian teachers sample author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SOUSA, Kelyane Oliveira de  and  BARROS, Lívia de Melo. Estresse e Estratégias de Enfrentamento de Gestores de Saúde. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 496-515. ISSN 1808-4281.

A pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de enfrentamento do estresse, utilizadas pelos gestores dos programas de atenção à saúde do município de Aracaju. Foi adotada a abordagem qualitativa, com delineamento transversal e, para coleta de dados, foi utilizado questionário sócio demográfico e entrevistas narrativas. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a luz da Análise Textual Discursiva. Sobre as consequências do estresse vivenciado, os impactos foram identificados no contexto do trabalho e na vida pessoal. Já com relação às estratégias de enfrentamento, foi constatada a utilização maior de recursos disponíveis no âmbito pessoal do que aqueles voltados à origem do problema. Como principal proposta, foi colocada a criação de um programa de competências sociais, voltado para os gestores em saúde.

Keywords : enfrentamento; estresse ocupacional; gestor de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License