SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Estresse e Estratégias de Enfrentamento de Gestores de SaúdeO papel ativo da criança em situações lúdicas na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo; BAPTISTA, Makilim Nunes; BARDAGI, Marucia Patta  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Ensino de avaliação psicológica: dificuldades relatadas por uma amostra de docentes brasileiros. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 516-531. ISSN 1808-4281.

Existem questões relativas ao ensino dos métodos e técnicas de Avaliação Psicológica (AP) que não têm sido suficientemente exploradas. Neste sentido, o presente estudo buscou identificar as dificuldades percebidas pelos docentes no ensino de avaliação psicológica nos cursos de graduação. Participaram do estudo 93 docentes (67,7% mulheres) de 13 estados brasileiros, com idades entre 24 e 63 anos, em uma amostra de conveniência. Os participantes responderam a uma questão aberta e as respostas foram submetidas à analise de conteúdo. Entre os resultados destaca-se que as categorias principais de resposta estiveram relacionadas à infraestrutura institucional; currículo dos cursos; atitude dos alunos e de docentes frente à disciplina; atuação docente em AP; psicólogos enquanto modelos de atuação. Os achados revelam a necessidade de um amplo debate sobre o ensino de avaliação psicológica de forma a favorecer a formação na área tanto em nível de graduação como na pós-graduação e apontam para a importância da criação de especialidade profissional na área.

Palavras-chave : AP; ensino superior; formação do psicólogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License