SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Palavras associadas ao câncer infantil: um levantamento exploratórioPsicomotricidade e desenvolvimento: concepções e vivências de professores da educação infantil na amazônia setentrional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GIACOMETTI-ROCHA, Erika  e  MILL, Daniel. Análise em gênero, educação e tecnologias nas preferências e percepção de adolescentes em acesso à Internet. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 569-587. ISSN 1808-4281.

Em análise de correlação do uso intensivo da Internet em computadores, notebooks, tablets, celulares, constatou-se não existir relação considerável entre usar intensamente a Internet e ser homem ou mulher.  Entretanto, nas respostas sobre acesso de conteúdo, apareceu diferença significativa entre os gêneros. Em geral, chamou atenção o fato de mulheres adolescentes acessarem mais sobre beleza e menos sobre tecnologia em frequências de valores proporcionalmente inversos aos masculinos. Ao mesmo tempo acessam mais a Internet para estudar. Sob a leitura de Bourdieu, tentamos explicar essa diferença, embora não tenha sido possível apontar o caminho percorrido pelos adolescentes para chegar às preferências com base nos dados disponíveis. Contudo, questionados sobre quem lida melhor com tecnologias, a expressão das opiniões mostrou-se contraditória, diante das percepções do preconceito. Houve indicativo de autopercepção feminina negativa nessas respostas que pode explicar a fuga das mulheres da área de Ciência e Tecnologia. Em última instância, abre-se caminhos para educadores e pesquisadores pensar essa reprodução de estrutura social, baseada em gênero, manifesta nas escolhas dos sujeitos ao usar a Internet.

Palavras-chave : papéis de gênero; internet; Bourdieu; C&T.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License