SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Psicomotricidade e desenvolvimento: concepções e vivências de professores da educação infantil na amazônia setentrionalEstados incomuns de consciência em parturientes: a partolândia enquanto potencial para o desenvolvimento da mulher índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

GUIMARAES, Silvia Brilhante  e  MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da. Consciência morfológica e ortografia. Uma relação para além da consciência fonológica?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 608-623. ISSN 1808-4281.

Este estudo investigou a contribuição única da consciência morfológica em palavras com diferentes regras ortográficas no português do Brasil. Participaram do estudo 114 crianças do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. As crianças foram avaliadas quanto ao seu conhecimento ortográfico por meio de um ditado de palavras com diferentes dificuldades ortográficas (regras contextuais, morfológicas e palavras irregulares), consciência fonológica, consciência morfológica e inteligência (verbal e não verbal). Os resultados mostraram que, para ortografia de palavras com regras contextuais, morfológicas e irregulares, a consciência morfológica tem uma contribuição pequena, mas independente da consciência fonológica. A contribuição da consciência fonológica foi maior nas palavras contextuais e morfológicas. Nas palavras com ortografias irregulares, a contribuição da consciência morfológica foi maior do que a fonológica. Esses resultados sugerem que o conhecimento explícito das unidades mínimas de significado na palavra pode ser uma habilidade chave para o desenvolvimento da ortografia.

Palavras-chave : consciência morfológica; consciência fonológica; ortografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License