SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Consciência morfológica e ortografia. Uma relação para além da consciência fonológica?Uso do Role-Playing Game no treinamento de habilidade de enfrentamento das situações de risco para o uso de drogas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVA, Leonardo Xavier de Lima e; FERREIRA, Aurino Lima  e  LIMA, Luiziane Souza Vasconcelos de. Estados incomuns de consciência em parturientes: a partolândia enquanto potencial para o desenvolvimento da mulher. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 624-644. ISSN 1808-4281.

A assistência ao parto passou por importantes transformações nos últimos séculos. Neste processo, o modelo tecnocrático tornou-se hegemônico, promovendo uma atitude passiva nas mulheres. Evidências mostram, entretanto, que em trabalho de parto a mulher é tomada por estados incomuns de consciência, conhecidos como partolândia, que a tornam ativamente apta ao efetivo trabalho de parto, e a uma experiência de vida positivamente marcante. Objetivou-se discutir como a emergência desses estados potencializa melhores desfechos de parto e promove o crescimento pessoal da mulher. Assim, realizou-se reflexão teórica baseada no modelo integral de Wilber, na teoria do território de nascimento de Fahy, levando em conta os modos contemporâneos de assistência ao parto (Davies-Floyd), e uma visão arquetípica de transformação feminina (Nogueira). A partolândia apresenta-se enquanto modificação na percepção de espaço e tempo, emocionalidade e intuição aguçadas, insights psíquicos, revivescência de traumas etc. Conhecer os estados de consciência da mulher no parto, e os meandros do território de nascimento no qual emergem, pode auxiliar na assistência à parturição, além de viabilizar transformações que impliquem em desenvolvimento psicológico para a mulher.

Palavras-chave : consciência; parto; desenvolvimento; empoderamento; espiritualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License