SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Happiness and religion in Freud: a critical readingThe concept of community: problematizations from community psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

LIMA, Vinícius Moreira. Funk ousadia, adolescência, contemporaneidade: uma leitura lacaniana. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp. 685-708. ISSN 1808-4281.

O funk ousadia é um recente subgênero do funk cujas letras apresentam temas recorrentes: conteúdo radicalmente pornográfico, envolvendo a figura da "novinha" e recorrendo a várias gírias para os órgãos genitais, em meio a polêmicas judiciais, boa recepção de seu público-alvo e má recepção de setores sociais conservadores. A presença de uma quantidade considerável de MCs adolescentes no funk ousadia nos leva a propor que, no tempo lógico de encontro com a não relação sexual, em uma época de declínio da função paterna e estimuladora de uma perversão ordinária, esses MCs fazem um semblante de saber sobre o sexo - ou depositam-no na "novinha" - como forma de tratamento do gozo e da não relação sexual, criando um nome próprio para si por meio do funk, constituindo, para tanto, uma rede de identificações horizontais com sujeitos especulares em busca de consistência, contornando o Real pulsional em jogo na puberdade.

Keywords : perversão; semblante; fantasia; gozo; castração.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License